Pular para o conteúdo principal

ESTATÍSTICA NAS TREVAS


A era do achismo e dos "profetas".    

  Vivemos o período de muita dificuldade para conseguir informações confiáveis sobre o panorama do mercado. No início de Abril de 2018, incentivei um amigo a postar nos Grupos de WhatsApp, um texto alertando sobre esse tema.

“Não temos informações seguras sobre a real situação da economia. Os governos mentem. Há dados divergentes sobre eventual recuperação da Construção Civil. Isso pode levar nossas empresas ao abismo. Onde e quando conseguiremos uma orientação segura? IBGE, TVs, Jornais, Institutos de Pesquisa e Associações de Classe, não são fontes confiáveis. ONDE BUSCAR AJUDA?”

Foi uma forma de despertar sobre uma questão que está no centro das decisões de toda empresa, especialmente o setor industrial, que precisa decidir quase um anos antes sobre investimentos equipamentos, tecnologia e expansão. E é claro, quanto mais precisos forem os levantamentos, as estatísticas tornam-se, na mesma proporção, uma ferramenta de maior credibilidade. E neste contexto, serve para dar base aos passos seguintes das empresas, se avançar, esperar ou recuar, que são, cada uma à sua maneira, estratégias de gestão, no tempo de cada negócio.
Ninguém espera uma “bola de cristal”, mágica ou “pajelança”. Não há um mapa de oportunidades onde se possa olhar e dizer “e por aqui”. Mas existem indicadores e sinais que poderiam ser interpretados. Essa é a questão. As informações são contraditórias, e isso pode levar empresas, cidades, regiões e até o país a um abismo fatal. Não há dados seguros, nem do governo, nem da iniciativa privada, nem das associações. Cada um “chuta” de forma irresponsável, inventa, sem o mínimo compromisso com as consequências.
Uma boa coleta de dados, a compilação eficaz e honesta, podem ajudar muito. Servem para redesenhar cada estratégia, reforçar as táticas e,  revelar para cada situação, quais são ou seriam as principais possibilidades. 

Poderemos chegar à conclusão que um ou outro mercado possa entrar em decadência, mas por outro lado, é provável que encontremos respostas seguras para outras questões e se observamos mais atentamente, teremos talvez com um pouco de esforço adicional, uma análise crítica sobre nossa economia e suas vertentes, e assim planejar o futuro com boa possibilidade de êxito.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPPORTUNITIES IN THE BRAZILIAN ALUMINUM MARKET

We are the seventh world economy, and we have a population of 200 million people.  At last year the Brazilian aluminium market opened the doors to 22,000 new businesses for the first time. Most innovative companies was created by entrepreneurs who envisioned an opportunity to develop a new product or service, and pursue that vision to find a financial independence.

O BOM LÍDER SE MOSTRA QUANDO ESTÁ AUSENTE

Certa vez eu fui entrevistar um candidato para a vaga de supervisor em nossa unidade matriz, em Marília, SP. Isso aconteceu lá pelos idos de 1995, já faz um bocado de tempo. Na verdade o candidato veio até nosso escritório.

O LIVRO SOBRE FACHADAS DE ALUMÍNIO E VIDRO