Pular para o conteúdo principal

PALESTRA-CURSO SOBRE FACHADAS UNITIZADAS



 FACHADAS UNITIZADAS

A tecnologia de Fachadas Unitizadas é um tema com franca demanda por mais conhecimento. As indústrias de aço de todo o mundo, flertaram com as grandes obras na Europa e Estados Unidos e investiram cifras enormes e contaram com os melhores arquitetos da época. Mas foi o alumínio que assumiu papel de destaque neste cenário e hoje ocupa posição de liderança com larga vantagem em relação ao aço.
À partir dos anos 70, o uso generalizado de extrusões de alumínio para colunas montantes teve grande expansão. As ligas de alumínio oferecem a vantagem única de poder ser facilmente extrudadas em praticamente qualquer formato requerido para fins estéticos e de design. Hoje, a complexidade do design e as formas disponíveis são praticamente ilimitadas. Formas personalizadas podem ser projetadas e fabricadas com relativa facilidade. Neste período, importantes empresas dedicadas aos Sistemas Construtivos em Alumínio, a alemã Schuco, outra alemã Wicona e a francesa Technal (estas duas adquirida pela Hydro nos final dos anos 90), revolucionaram o Sistema de Fachada Unitizada,  seguidas por outras empresas que adicionaram ainda mais tecnologia ao sistema.
A Fachada Unitizada ou Modular,  é um sistema que elimina as tradicionais prumadas de colunas verticais e as travessas do Sistema Stick. O modelo de unitização dos elementos é uma tecnologia onde os quadros são fixados diretamente na alvenaria, penduradas e enganchadas na ancoragem.
É uma técnica que permite fabricar e instalar fachadas de todas as configurações e ainda permite criar e inovar modulações. Atende normalmente as tipologias planas, curvas ou deflexionadas (em ângulo lateral, ângulo positivo e até ângulos negativos). No Brasil é mais comum a utilização da Fachada Unitizada no estilo Structural Glazing (vidro totalmente aparente colado frontal).

Texto extraído do Livro, Fachada, Valdir Araujo 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPPORTUNITIES IN THE BRAZILIAN ALUMINUM MARKET

We are the seventh world economy, and we have a population of 200 million people.  At last year the Brazilian aluminium market opened the doors to 22,000 new businesses for the first time. Most innovative companies was created by entrepreneurs who envisioned an opportunity to develop a new product or service, and pursue that vision to find a financial independence.

O BOM LÍDER SE MOSTRA QUANDO ESTÁ AUSENTE

Certa vez eu fui entrevistar um candidato para a vaga de supervisor em nossa unidade matriz, em Marília, SP. Isso aconteceu lá pelos idos de 1995, já faz um bocado de tempo. Na verdade o candidato veio até nosso escritório.

O LIVRO SOBRE FACHADAS DE ALUMÍNIO E VIDRO